PAGAMOS MAIS POR INEFICIENCIA DO ESTADO
Chile, México, EUA, Europa e China. O que eles têm em comum? Nestes mercados, os consumidores pagam menos por um automóvel do que nós brasileiros. A culpa aparente seria dos impostos, mas no geral, a culpa é da ineficiência do Estado em questões tributaria e de logística.
O chamado “custo Brasil”, faz com que os preços sejam inflacionados por aqui, além da alta carga tributária que consome 33% do valor de um automóvel por aqui. Outro agravante é a falta de logística eficiente no país, onde a maioria do transporte de cargas ainda é movida por caminhões, que rodam em estradas precárias na maioria das regiões, inclusive aquelas que se gabam por ter as melhores rodovias.
Entraves burocráticos de toda a espécie estão presentes na realidade brasileira, dificultando todo tipo de investimento em infra-estrutura e serviços que possam ajudar na economia nacional, reduzindo os custos dos produtos, aumentando a eficiência na exportação e beneficiando o cidadão como um todo.
Infelizmente, a política nacional privilegia uma minoria em detrimento do crescimento do país, atrasando questões que poderiam não só reduzir a carga de impostos que o brasileiro tem que pagar, como facilitando a abertura de novos negócios e conseqüente aumento da renda de forma menos desigual.
A política de juros no Brasil é outro problema que faz o cidadão pagar muito mais por um bem, especialmente automóveis. O Brasil tem juros de 25% ao ano, enquanto os países mais desenvolvidos oscilam entre 4% e 8%. Hoje em dia é muito fácil adquirir um automóvel e pagar o dobro do que ele custa. Aliás, é mais fácil do que adquirir um imóvel.
Aqui, nossos carros custam em dólar muito mais do que equivalentes feitos na Europa, EUA, China, etc. Por um preço de Mille, podemos comprar um Civic na Europa, por exemplo. E por aí vai. Mesmo sendo o quarto maior mercado do mundo, o Brasil já é o líder mundial em alto custo dos automóveis.
Por isso, a idéia de criar carros de baixo custo para mercados emergentes só funciona na prática para os outros membros do BRIC, já que carro de baixo custo no Brasil, só se for custo de produção, pois de aquisição é comparável a marcas e modelos mais sofisticados no exterior.
Assim, o Brasil continua sendo bastante oportuno para quem procura lucro fácil, visto que pode produzir carros mais simples e menos equipados com custo de produção inferior ao dos países mais desenvolvidos, cobrando mais pelo mesmo produto, mesmo que recolhendo 1/3 do custo em tributos. Esse é o Brasil!
FONTE: Noticias Automotivas
0 comentários:
Postar um comentário